02/11/2008,essa data vai ficar marcada para sempre nos fãs tupiniquins de Formula 1.Vou contar a história de um dos finais mais dramáticos,mais emocionantes e disputados de toda a história de F1.

Manhã do dia 02/11/2008,vários brasileiros estavam torcendo para Felipe Massa inclusive eu.Massa iria largar na frente e Hamilton iria largar na posição de número 4.Hamilton precisava de um simples quinto lugar para ser campeão,mas tudo podia acontecer naquele dia.

Tarde do dia 02/11/2008.A largada tinha sido adiada em 10 minutos por conta da chuva.Depois dessa espera os carros largam.Massa permanece na frente e Hamilton em quarto.No pelotão intermediário, porém, o escocês David Coulthard se tocou com os dois pilotos da Williams (Nico Rosberg e Kazuki Nakajima) e não conseguiu mais voltar. Era o término da carreira do britânico após 246 GPs. Alguns metros à frente, Nelsinho Piquet rodava sozinho e também deixava a prova.

Safety-car na pista.Na relargada,Massa continuava na frente,mas a pista começava a secar.Massa faz sua parada e Hamilton fazia uma volta depois.Agora o cenário era este:Massa estava na frente e Hamilton era o sétimo,Massa era campeão naquele momento.

A alegria, porém, durou pouco. Na 13ª volta, Trulli rodou sozinho e Hamilton assumiu a sexta posição. Cinco giros depois, o inglês ultrapassou o italiano Giancarlo Fisichella em manobra arriscada para assumir o quinto lugar, que lhe dava o título. Enquanto isso, Massa não conseguia abrir vantagem na liderança para o alemão Sebastian Vettel, que fazia tempos rápidos e chegou a estar a 0s4 do brasileiro. O piloto da Ferrari só teve sossego na 27ª volta, quando o competidor da Toro Rosso parou nos boxes e Massa ganhou o conforto de ter 4s a frente de Fernando Alonso. Hamilton era o quarto.

Massa fez sua parada na volta 38,mas ainda assim voltou na liderança.Porém na volta 63,a chuva volta e todos vão parar  nos boxes.A 3 to go.Massa continuava na liderança com Hamilton em quinto com Vettel colado e na volta seguinte,Vettel faz a ultrapassagem para delírio do brasileiros ali presentes,eu no meu quarto fazendo minha corrida de carrinhos fiquei como se fosse o homem mais feliz do mundo.Hamilton tentava o “X” mas não conseguia.Massa completava em primeiro e era campeão.Gritei feliz da vida,iria ser a primeira vez que vejo um brasileiro campeão de Formula 1.Mas Hamilton ainda não tinha completado a corrida e Timo Glock que estava com pneus de pista seca acabou sendo ultrapassado facilmente por Hamilton e Vettel.Quando vi aquilo,fiquei triste,chorei,falei “não,isso não está acontecendo,NÃÃÃÃÃOOOOOO” .Hamilton era campeão,os brasileiros que estavam na arquibancada choraram com a queda de Felipe Massa.Os mecânicos da Ferrari que até então estavam comemorando ficaram abismados com a notícia.De fato,Felipe Massa foi campeão por apenas 35 segundos.

Noite de 02/11/2008.Estava triste,quase não falava com as pessoas.Acho que todos os tupiniquins fãs de F1 tambem estavam tristes.

Ainda lembro daquele dia como se fosse ontem.

AP Photo/Ricardo Mazala

Hamilton tinha sido campeão daquela temporada

AP Photo/Oliver Multhaup

Ninguem esquece aquela cena dele no pódio chorando e batendo no seu peito

 
 
 
 
 
About these ads