Novo carro da World Series by Renault foi apresentado ontem e com uma novidade,a ASA MÓVEL

Romain Grosjean no novo modelo da World Series

 A World Series by Renault apresentou hoje, em Silverstone, o novo carro que será utilizado a partir do ano que vem. Romain Grosjean foi o responsável por pilotar o modelo em público pela primeira vez.

Segundo informou a organização da categoria, o objetivo é tornar o bólido mais parecido com um F1 do que o atual, já que a World Series é um dos últimos patamares entre as categorias de base de monopostos.

Por isso, foram feitas diversas modificações aerodinâmicas, além da implantação de alguns dispositivos já utilizados na maior categoria de fórmula do automobilismo mundial.

Fabricado pela Dallara, o chassi tem 613 kg, 15 a menos que o deste ano. As asas foram redesenhadas para ficarem mais parecidas com as de um F1 e o carro conta com novos sistemas eletrônico, de embreagem pneumática e de câmbio.

O motor, feito pela Zytek, passa de V6 para V8 e vai ter 530 cavalos de potência, 50 a mais que o utilizado em 2011.

Mas a maior novidade fica por conta da implantação da asa móvel, que começou a ser usada pela F1 nesta temporada, como forma de aumentar o número de ultrapassagens da categoria.

O conceito é o mesmo: por um botão, o piloto aciona a abertura de uma lâmina da asa traseira, reduzindo o arrasto aerodinâmico e proporcionando ganho de velocidade em reta. A organização ainda não informou as regras para utilização do dispositivo.

Segundo a World Series, o novo carro já foi testado em vários circuitos europeus entre os meses de junho, julho e agosto. Romain Grosjean e Andy Soucek foram dois dos pilotos a conduzirem o monoposto durante os treinos.

Na pista espanhola de Motorland, o carro teria virado tempos até 2s6 mais rápidos que o da pole position da primeira bateria da prova deste ano, que ficou em 1min42s901.

A World Series planeja construir os 26 chassis até janeiro do ano que vem, para que as equipes possam realizar os primeiros testes coletivos a partir de março.

Imagine isto sendo feito por um carro da World Series

Anúncios