Após a compra da equipe britânica BAR, a qual era fornecedora de motores, a Honda ingressou como mais uma equipe para a temporada de 2006, mais uma grande montadora que assumia o papel de equipe nas corridas. Desde 1964 a Honda não participava das corridas como equipe. O carro tinha a missão de substituir a decadente BAR, que na temporada anterior só marcara o 6° lugar na posição de construtores.

As maiores mudanças, assim como na maioria dos carros, estavam na traseira do carro, devido aos novos motores V8, e suas necessidades, e uma das grandes mudanças eram os escapamentos, estes colocados mais ao centro do carro. Com bons testes na pré-temporada, a Honda prometia com seu novo bólido, e muitos cotavam o RA106 como surpresa. O carro ao longo da temporada, se mostrou rápido em qualificações, mais um tanto lento nas corridas.

Entretanto as coisas começaram a melhorar no GP da Alemanha, e culminando na primeira vitória de Button na F1, no dramático GP da Hungria, com muita chuva e confusão, o que não tira de fato os méritos de Button. O RA106 se mostrou um bom carro, estando constante com os dois pilotos nos pontos, mostrando a força do time da Honda, que terminou a temporada em plena ascensão, marcando mais pontos.

Os diversos updates aplicados no modelo funcionaram bem, e aliado a um bom projeto, como no caso, a Honda em sua volta a F1 como equipe, marcou generosos 86 pontos, conseguindo chegar em 4° lugar no Mundial de Construtores, e ficando de certa forma, como uma das surpresas da temporada.

Dados:

Equipe: Honda Racing F1 Team

Designers: Geoff Willis
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Dados técnicos:

Chassis: Monocoque moldado em fibra de carbono

Suspensão: Independente, sistema pushrod ativado, molas de torção, feita de alumínio, fibra de carbono, e outros componentes (suspensões dianteira e traseira)

Motor: Honda RA806E, V8, 90° de inclinação, 2.4 litros, aspirado naturalmente, montado longitudinalmente, 4 válvulas por cilindro, máxima de 18.500 RPM

Transmissão: Honda, sete velocidades e uma marcha reversa (marcha ré), feita de fibra de carbono, sequencial, semi automática

Combustível: Eneos

Pneus: Michelin, com rodas BBS, forjadas em magnésio
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Pilotos:
11 Rubens Barrichello

12 Jenson Button
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Pontos: 86

Corridas: 18

Vitórias: 1

Pole Positions: 1

Voltas mais rápidas: 0

Colocação no Mundial de Construtores: 4° lugar

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