Estou falando do Fuji Speedway.Não,não estou falando da versão sanguinária.Estou falando da versão da tilkenizada.Em 2000,a Toyota resolveu comprar o até então esquecido Fuji Speedway para trazer a F1 de volta pro Monte Fuji.Para isso acontecer,eles resolveram fazer uma reforma completa no circuito que começou em 2003.Várias modificações foram feitas,talvez a mais significativa delas foi botar um complexo de 7 curvas no lugar da velocíssima Last Corner.Hermann Tilke fez um bom trabalho em Fuji.

O traçado usado pela F1 em 76 e 77…

…e a versão que estou falando

Em abril de 2005,a pista foi inaugurada e a Toyota consegue um acordo com a FIA para realizar corridas da categoria máxima do automobilismo no lugar de Suzuka,tal acordo acirra ainda mais a rivalidade da marcas japonesas Toyota e Honda,já que o circuito de Suzuka pertence a Honda.

A primeira corrida de F1 na nova versão de Fuji aconteceu em 2007.Choveu horrores naquele dia.Hamilton venceu,a Spyker marcou pontos e Massa e Kubica fizeram uma sensacional disputa por “um” sexto lugar que mais tarde iria virar “o” sexto lugar para Massa.Tais chuvas torrenciais em Fuji fizeram com que eu virasse um fã dessa pista.

Em 2008,a corrida também foi animada.Massa e Hamilton indo lá pra trás,Alonso dando show,Bourdais batendo em Massa e levando uma bela de uma punição.O problema é que a Toyota já estava torrando milhões com a F1,então alguma coisa teria de ser cortada.Ou ia a equipe ou a pista,e sobrou pra Fuji mesmo.A Toyota cancelou a etapa de Fuji e Suzuka voltou a sediar o GP do Japão.E Fuji agora sedia etapas de categorias japonesas como a F-Nippon.

Triste fim de uma pista que eu gostava tanto e várias pessoas odeiam Fuji por não sei qual motivo.

Traçado

1st-Um cotovelo de baixa velocidade.Como o próprio nome já diz,ela é a primeira curva do circuito.Perigo pra quem não tiver um bom freio.

Coca-Cola-Uma curva de média velocidade.Esterce o volante um pouco para a esquerda e aí poderá seguir caminho rumo ao 100R.

100R-Ela é como se fosse um calcanhar pelo formato.Fique o tempo todo virando para a direita e acelerando levemente.

Hairpin-Curva de baixa velocidade.Pouco foi modificado para esta versão tilkeana.

300R-A curva mais rápida do circuito.É como se fosse um 130R na versão tilkeana.Esterce de leve o volante para a direita.

Dunlop-Umas das curvas mais lentas do circuito.Freie bruscamente e esterce totalmente para a direita e depois esterce para a esquerda para continuar o caminho.

13th-Outro cotovelo do circuito.É o começo de um zigue-zague de curvas lentas.

Netz-Uma curva lenta onde o carro pode sair de traseira,mas isso é normal,a não ser que você não consiga segurar o carro.

Panasonic-Última curva do circuito.Uma das mais lentas.Esterce bastante para a direita e depois pode pisar fundo.

Reta dos boxes-Uma das maiores retas do mundo.Ela tem 1,4 quilometros,de longe a maior reta da história da F1.Imagine se usasse asa móvel em 2007 e 2008.Mais de 300 km/h na certa.

Nada como ver um piloto japinha numa pista japinha.Kazuki Nakajima pilotando um Williams FW30.A volta que vocês vão ver foi a mais rápida dele naquele final de semana.

Anúncios