No último dia 5,Steve Jobs,o gênio da Apple,morreu de câncer.A F1 também teve seus gênios.Apresento 5 desses gênios junto com suas criações.E não vai ter as curiosidades do GP do Japão infelizmente.

5-Aldo Costa

Aldo Costa foi chutado da Ferrari recentemente.Costa é graduado em engenharia mecânico pela Universidade de Bologna.Ele estreou na F1 em 1988 como chefe de design da Minardi,e se tornou diretor técnico da equipe em 1989 no lugar de Giacomo Caliri.Foi contratado pela Ferrari em 1995 como assistente de Rory Byrne e em 2005 se tornou o sucessor de Byrne na Ferrari.Atualmente está desempregado.Costa criou os geniais F2007 e F2008(o da foto).

4-Jorg Zander

Zander está desempregado atualmente.Não merecia estar desempregado.Criou carros para BAR,Williams,BMW Sauber,Honda e Brawn GP.Dos mais geniais criados por ele:Brawn BGP 001,BMW F1.07 e F1.08.Desses carros apenas o BGP 001 foi campeão.Zander foi formado na Universidade de Cologne.Ele até já foi projetista de carros de turismo da Toyota.

3-Rory Byrne

Rory Byrne foi projestista da Toleman na década de 80,inclusive foi ele que fez o carro do Ayrton Senna na Toleman.Mais tarde ele foi projetista da Benetton na década de 90 e depois foi para a Ferrari junto com Michael Schumacher.

Os principais carros projetados com a assinatura de Byrne foram as Ferraris F2002 e F2004, consideradas imbatíveis, que colecionaram quase trinta vitórias, além de ter feito Michael Schumacher o único piloto a terminar no pódio em todas as provas de uma temporada. A partir de 2005, Rory começou a se retirar da Ferrari, trabalhando apenas como consultor, sendo substituído por Aldo Costa como projetista-chefe. Sua última grande criação “visível” foram as caixas para aquecimento de pneus, quando a Ferrari sofreu em 2005 pela regra que proibiu a troca dos compostos em pit-stops. Deixou a F1 definitivamente após a temporada de 2006, para cuidar de uma escola de mergulho(nossa!).

Rory pode ser considerado o melhor projetista da F1 moderna, tendo como “rival” apenas o outro gênio,Adrian Newey,cuja obra-prima foi a FW14-B, carro com que a equipe Williams disputou a temporada de 1992.

2-Adrian Newey

Adrian Newey é talvez um dos maiores gênios que a F1 já teve,por isso ele conseguiu o segundo lugar neste Five Top.Começou a sua carreira de obras-primas com o March 881.E depois veio modelos da Williams,McLaren e talvez o mais conhecido,os modelos da Red Bull.Sebastian Vettel e Nigel Mansell agradecem esse gênio.Entre os modelos mais conhecidos estão:March 881,Williams FW14 e Red Bull RB6 e RB7.

1-Colin Chapman

Colin Chapman foi talvez o maior projetista de carros da F1.Ele criou a Lotus Cars em 1952 e foi ele que fez o primeiro carro-asa da F1.Colin Chapman ficou famoso quando importantes ases do automobilismo venceram pilotando seus carros inovadores:Jim Clark,Jochen Rindt,Emerson Fittipaldi,Ronnie Peterson e Mario Andretti.

Seu gesto de arremessar o boné para o alto, na linha de chegada, quando seus pilotos venciam, era conhecido em todo o mundo esportivo.

Depois de sua súbita morte em 1982 (ataque do coração), circularam boatos de que Chapman na verdade continuava vivo, tendo forjado a mesma para escapar das dívidas, e que estaria inclusive morando no Brasil,o que nunca foi confirmado.

Anúncios