Acredito que muitas pessoas nunca ouviram falar do oval de Monza. O oval foi construído em 1955 em uma reforma no autódromo de Monza, que por sua vez foi construído 1922. Essa reforma foi necessária pois o autódromo foi muito danificado na II Guerra Mundial.

Esse oval de Monza foi utilizado pela última vez em 1969 em uma corrida de protótipos. Já na Formula 1 esse circuito foi usado em 55, 56, 60 e 61. No dia da inauguração do oval, 11 de Setembro de 1955, foi constatado que as curvas, com incríveis 45º de inclinação, eram muito irregulares para as velocidades dos carros, que atingiam mais que 280 KM/h.

Essas irregularidades forçavam demais as suspensões dos carros e houve muita reclamação por parte dos pilotos. As curvas inclinadas de Monza foram retratadas no filme Grand Prix, de 1966. Hoje o circuito oval ainda existe porém está praticamente esquecido como pode se ver nessas fotos:

Construindo uma das curvas inclinadas do Oval de Monza

O primeiro GP de F1 no traçado de Monza que incluía a parte oval

O acidente fatal de Wolfgang von Trips

E o oval de Monza hoje

Uma pena

45 graus de inclinação. E AVUS só tinha 43 graus

Acho que só os corajosos iam se aventurar naquele oval

Uma pista tão legal e abandonada

Imagine se o Nurburgring Nordschleife fosse abandonado como o oval de Monza. Não posso sequer imaginar isso acontecendo. Uma pena.

Anúncios