Ontem foi anunciado o calendário oficial da F-Indy em 2012. Serão 15 etapas e somente 4 ovais. Só 4. Serão Indianapolis, Texas, Fontana e Iowa. Os circuitos de rua dominam o calendário. Serão São Petersburgo, Long Beach, São Paulo, Detroit, Toronto, Edmonton, Qingdao na China e Baltimore. As outras 3 etapas vão ser realizadas nos circuitos mistos permanentes de Barber, de Mid-Ohio e de Infineon.

Isso era o que eu mais temia. Ainda lembro do calendário de 2003 onde só eram realizadas etapas em ovais.

Veja a comparação entre esses calendário:

Calendário da Indy em 2o12

Prova Nome da corrida Circuito Local Data Horário
1 Estados Unidos Honda Grand Prix of St. Petersburg Ruas de São Petersburgo (Circuito de rua) São Petersburgo, Flórida 25 de março a anunciar
2 Estados Unidos Honda Indy Grand Prix of Alabama Barber Motorsports Park (Circuito misto permanente) Birmingham, Alabama 1 de abril a anunciar
3 Estados Unidos Toyota Grand Prix of Long Beach Ruas de Long Beach (Circuito de rua) Long Beach, Califórnia 15 de abril a anunciar
4 Brasil São Paulo Indy 300 Circuito Anhembi (Circuito de rua) São Paulo, Brasil 29 de abril a anunciar
5 Estados Unidos 95th Indianapolis 500 Indianapolis Motor Speedway (Super-Oval) Speedway, Indiana 27 de maio a anunciar
6 Estados Unidos United States Chevrolet Detroit Belle Isle Grand Prix Corrida no Belle Isle Park (Circuito de rua) Detroit, Michigan 3 de junho a anunciar
7 Estados Unidos Firestone Twin 275s Texas Motor Speedway (Oval) Fort Worth, Texas 9 de junho a anunciar
8 Estados Unidos Etapa de Iowa Iowa Speedway (Oval) Newton, Iowa 23 de junho a anunciar
9 Canadá Honda Indy Toronto Ruas de Toronto (Circuito de rua Toronto, Ontário 8 de julho a anunciar
10 Canadá Edmonton Indy Edmonton City Centre Airport (Circuito de rua) Edmonton, Alberta 22 de julho a anunciar
11 Estados Unidos Etapa de Mid-Ohio Mid-Ohio Sports Car Course (Circuito misto permanente)  Condado de Morrow, Ohio  5 de agosto a anunciar
12 República Popular da China Etapa de Qingdao Ruas de Qingdao (Circuito de rua) Qingdao, China 19 de agosto a anunciar
13 Estados Unidos Indy Grand Prix of Sonoma Infineon Raceway (Circuito misto permanente) Sonoma, Califórnia 26 de agosto a anunciar
14 Estados Unidos Etapa de Baltimore Ruas de Baltimore (Circuito de rua) Baltimore, Maryland 2 de setembro a anunciar

 

      15    Estados Unidos Etapa de Fontana                    Auto Club Speedway (Oval)                     Fontana, Califórnia                   15 de setembro a anunciar

Calendário da Indy em 2003

 

Prova Título Oficial do GP
da IndyCar Series
Circuito Local Data
1 Estados Unidos Toyota Indy 300 Homestead-Miami Speedway (Oval) Homestead 2 de março
2 Estados Unidos Purex Dial Indy 200 Phoenix International Raceway (Oval) Phoenix 23 de março
3 Japão Indy Japan 300 Twin Ring Motegi (Oval) Motegi 13 de abril
4 Estados Unidos 87th Indianapolis 500 Indianapolis Motor Speedway (Super-Oval) Speedway 25 de maio
5 Estados Unidos Bombardier 500 Texas Motor Speedway (Oval) Fort Worth 7 de junho
6 Estados Unidos Honda Indy 225 Pikes Peak International Raceway (Oval) Fountain 15 de junho
7 Estados Unidos SunTrust Indy Challenge Richmond International Raceway (Oval) Richmond 28 de junho
8 Estados Unidos Kansas Indy 300 Kansas Speedway (Oval) Kansas 6 de julho
9 Estados Unidos Firestone Indy 200 Nashville Superspeedway (Oval) Lebanon 19 de julho
10 Estados Unidos Firestone Indy 400 Michigan International Speedway (Oval) Brooklyn 27 de julho
11 Estados Unidos Emerson Indy 250 Gateway International Raceway (Oval) Madison 10 de agosto
12 Estados Unidos Belterra Casino Indy 300 Kentucky Speedway (Oval) Sparta 17 de agosto
13 Estados Unidos Firestone Indy 225 Nazareth Speedway (Oval) Nazareth 24 de agosto
14 Estados Unidos Delphi Indy 300 Chicagoland Speedway (Oval) Joliet 7 de setembro
15 Estados Unidos Toyota Indy 400 California Speedway (Oval) Fontana 21 de setembro
16 Estados Unidos Chevy 500 Texas Motor Speedway (Oval) Fort Worth 12 de outubro

Uma grande diferença. E tinha ovais legais como Nashville e Motegi. A Indy está querendo virar uma F1 de hoje. E veja o que aconteceu com a F1, corridas chatas e sem graça (Valência foi o cúmulo da chatice) . Nesse ano, a Indy só teve uma etapa legal em Indiana, e a F1 só teve uma corrida bacana em Montreal. Circuitos de rua são insignificantes. Servem apenas para gastar dinheiro (Valência) e perturbar a população (Anhembi) .

E são os circuitos de rua que estão causando o desinteresse dos americanos e outros que estão tendo de se contentar em assistir corridas da NASCAR que contém todo o tipo de oval. A F1 também está perdendo o interesse por causa de circuitos de rua.

F1 em Valência, completamente inútil

Espero que a Indy não siga os mesmos caminhos da F1 e volte com os ovais, porque as corridas serão com certeza a mais chatas da história dos EUA. E nem os circuitos mistos vão adiantar, porque Sonoma e Motegi foram corridas chatas em 2011 e Mid-Ohio parece ser um circuito bastante travado.

F-Indy em Baltimore, seguindo os passos da F1

Anúncios