Moreno faz o impensável e coloca a Moda no grid

A Moda começa a se acertar após o GP da Espanha (Nossa! Nunca pensei que iria dizer isto um dia). Em Ímola, a equipe bate o recorde de voltas e Moreno fica a somente 7 segundos do tempo de Mansell, o pole. McCarthy finalmente estréia, mas mesmo assim a Moda não consegue sair das últimas duas posições.

Quando se pergunta a qualquer dono de equipe pequena, seja em que década for: Qual o GP que se espera que sua equipe ande melhor? Aposto que a grande maioria apostaria em Mônaco.

Enumerando casos mais recentes aos de 92, podemos citar a classificação (única, diga-se de passagem) dos 2 carros da Coloni (Raphanel e Moreno) em 89, e o fantástico tempo obtido pela equipe Life em 90, quando ficou a 20 segundos do pole, uma verdadeira proeza do vovô Giacomelli.

Mônaco foi o melhor fim de semana da equipe

Em 92, quando alguém cita o GP de Mônaco, 90% comentam sobre a histórica batalha de Senna com sua McLaren, versus o super mega hiper carro da Williams, pilotado por um senhor de bigode que não pensava muito nas atitudes, em pista, que tomava.

Mas para os mais ligados no lado ‘B’ (diria eu, ‘C’) da F1, aquele fim de semana foi marcado por uma atuação sobrenatural de Roberto Moreno. Neste fim de semana, ele fez o impossível e alinhou seu carro no grid.

Acelerando no pequeno principado

Com uma atuação “mais-que-perfeita” e com a ajuda do certeiro alinhamento de todos os planetas, sistemas e galáxias direcionando seus poderes para Monte Carlo, “seu” Pupo não só desbancou Katayama, como passou por cima de Chiesa também. Ele se tornou “o cara” na única vez em que a equipe andou mais de um dia na F1. (A equipe também andou 2 dias em Spa, mas lá não houve pré-classificação).

Quando todos já endeusavam Moreno pela incrível classificação para os treinos oficiais, aquele simpático piloto, que corria para a equipe que tinha a dupla mais desprovida de cabelo da história, aprontava mais uma. Desta vez, no sábado.

Moreno foi ovacionado por muitos e se torna um MITO

Com uma volta digna de um campeão mundial, ele coloca, na metade do treino, a sua Moda nº 34 na “meieira” na metade do grid. Naquele momento ele deixava para trás uma infinidade de carros, e a impossível classificação parecia garantida. Parecia…

Logo após sua volta “espírita”, a Moda voltava a apresentar os corriqueiros problemas mecânicos. Moreno consegue arrastar seu carro para o box a fim de fazer os possíveis reparos e voltar para o treino.

Larga em último, mas isso já é muito mais do que o esperado pela equipe e pelo próprio Moreno

Graças a Deus, eu tive a oportunidade de classificar o carro em Mônaco e fui aplaudido de pé por todos os engenheiros e chefes de equipes da F-1 quando entrei nos boxes. Aquele momento foi para mim o melhor. Foi um reconhecimento enorme do que eu fiz. O carro superaquecia na quinta volta, só podia fazer quatro voltas para classificar, e mesmo assim consegui, no meio do grid. Nos últimos minutos, a pista estava mais rápida, e eu nos boxes com problema mecânico. Fiquei em último.

:Roberto Moreno em entrevista ao site Grande Prêmio

E foi por muito pouco mesmo, Roberto ficou a somente 36 milésimos de ficar fora do grid. Moreno inclusive desbancou Damon Hill, um futuro campeão mundial. Ficou na frente de 2 Brabhams, um March e uma Fondmetal.

Na corrida, eles tinham um problema (risos), o motor tinha dado muitas voltas durante o fim de semana, e todos ficavam na expectativa de que voltas ele iria ruir. Largando de 26º, Moreno já figurava em 19º, em virtudes de abandonos, quando o Judd não aguentou e abriu o bico na volta 12. E olhe que ele não andou com o pé totalmente lá em cima não, Moreno foi mais rápido Gabriele Tarquini a bordo de uma Fondmetal.

McCarthy também consegue andar em Mônaco. Mas só 3 voltas.

Com essa apresentação de gala, o mundo começou a ver mais a Andrea Moda Formula, alguns novos patrocínios começavam a querer aparecer. Tudo parecia mais bonito na equipe, e ela tinha um futuro, aparentemente, mais brilhante não é? A resposta vem amanhã (eu acho), mas acho que vocês já sabem a resposta…

Anúncios