MDChineseGP2

Quintuplo 1 para Nico nesse final de semana

CORRIDA: Na largada, Kamui Kobayashi larga mal e acaba por ficar em sexto. Felipe Massa larga bem e aparece em décimo ao final da curva 1. Bruno Senna larga bem, mas acaba por tocar em Massa e fazer o seu companheiro “Maldomado” sair da pista. Um pedaço de sua asa dianteira foi arrancada no toque, mas seu rendimento continua bom.

Nico Rosberg já abre em relação a Michael Schumacher nas primeiras voltas. No meião, a disputa é entre Alonso e Webber, e logo atrás, Massa segurando Romain Grosjean. Mark Webber para nos boxes logo na volta 7. Tal estratégia do aussie, eu não entendi.

Vários pilotos param no começo. Ao final de 15 voltas, apenas Perez, Massa, Pic e Karthikeyan não tinham feito suas paradas. Na volta 17, Perez para nos boxes e Massa assume a liderança pela primeira vez em 2012. Na volta 18, Rosberg faz a ultrapassagem sobre Massa que logo entra nos boxes. Mark Webber que estava lá no meião, escapa na curva 13 e quando volta para a pista, decola e por sorte não sofre um Valência/2010 revival.

Na curva 6, a um princípio de confusão, mas logo os ânimos são contidos. Na mesma curva 6, Rosberg erra a curva, mas consegue voltar a tempo de não perder a liderança. Um tempinho depois, Michael Schumacher abandona porque um mecânico errou a troca de pneus, e o pneu dianteiro direito ficou solto, e Schumacher teve de abandonar a corrida. No rádio, em vez de reclamar com os mecânicos como faria um piloto qualquer, ele é honesto e educado: “Rapazes, tô fora” .

E acontece a segunda rodada de pit-stops, e novamente, Massa e Perez continuam na pista. Rosberg faz sua parada, mas Button, que era o segundo, não foi para os boxes. Com isso, Button assume a liderança com quase 20 segundos de diferença para Rosberg. Tinha tempo de sobra para fazer uma parada nos boxes e voltar na frente.

Button nos boxes. Um mecânico erra a troca do pneu traseiro esquerdo e Button perde 6 segundos nos boxes e a liderança. Rosberg assumia a liderança. Button voltou no meio do incrível pelotão que continha desde o segundo colocado até o décimo colocado. Naquele pelotão, tinha Massa em segundo ponteando o pelotão e Perez que fazia sua incríveis travadas de pneu na curva 14.

Ali no meio, Alonso disputava posição com “Maldomado” . Fica por fora na curva 7 e vai lá fora e perde importantes posições. Mais tarde, Grosjean também escapa na mesma curva do mesmo jeito que Alonso havia escapado.

Raikkonen tenta usar a asa móvel, assim como todo mundo naquele pelotão, para tentar fazer a ultrapassagem sobre Massa ou qualquer outro piloto. Mas o esforço é em vão. Sergio Perez no box. Felipe Massa continua segurando o pelotão. Mas tem fazer sua parada obrigatória nos boxes. Entra no box e bota os pneus macios. Volta em décimo quarto.

Bruno Senna volta em sexto, mas o amalucado Romain Grosjean faz a ultrapassagem logo na curva 2. Bruno Senna tenta recuperar a posição perdida, mas não consegue. Logo atrás vinha outro amalucado, Maldonado. A disputa Senna-Maldonado persiste até o final.

Mesmo sem Felipe Massa, o pelotão continua existindo. Kimi Raikkonen passa a tentar cumprir a missão de segurar o pessoal ali atrás. Kimi Raikkonen tinha de parar nos boxes, porque estava sem pneus. Mas ele queria continuar. E logo acontece o previsível. A 5 voltas do final, Raikkonen fica sem pneus e perde posições para meio mundo que vinha atrás dele. Tentava defender a posição, mas não adiantava e por causa dele, o pelotão foi desmanchado.

Lá atrás, Felipe Massa tentava recuperar posições como fez Kobayashi, mas havia um Di Resta no meio. Mesmo usando a asa-móvel, ele não consegue fazer a ultrapassagem sobre a Force India de Di Resta.

Rosberg entra na última reta, diminui a velocidade, e cruza a quadriculada em primeiro pela primeira vez. Coincidentemente, ele fez sua primeira pole (1) e sua primeira vitória (1) na sua corrida de número 111 (111) na sua carreira na F1. Por isso, o quintuplo 1 (foram cinco 1s em apenas um final de semana) .

Destaques positivos da corrida:

Nico Rosberg: Começou o final de semana em alta ao fazer sua primeira pole na F1. Na corrida largou bem, soube segurar Schumacher e rapidamente abriu em relação a Schumacher. Se aproveitou de um erro no pit-stop  de Button para vencer a corrida de ponta a ponta.

Felipe Massa: Não fez um classificação boa ao conseguir apenas um décimo segundo lugar no grid. Largou bem, disputou posições. Apostou em uma estratégia de duas paradas. Se deu bem, ao ficar boa parte da prova em segundo, e chegar a estar em primeiro por uma volta. Mas havia um Di Resta no caminho.

Sebastian Vettel: Largar em décimo primeiro já era ruim. E pra piorar largou muito mal. Mas fez uma boa estratégia e chegou a beliscar o pódio. Mas ficou sem pneus no final e ficou em quinto. No momento em que vive, nada mal.

Destaques negativos da corrida:

Kamui Kobayashi: Começou o fim de semana superbem ao conseguir uma terceira posição na classificação. Mas botou tudo a perder ao largar supermal. Foi perdendo posições ao longo da prova. Apostou em uma estratégia de duas paradas, mas só conseguiu um décimo posto. Ao menos ficou na frente de Sergio Perez.

Heikki Kovalainen: O ano não começou bem para o Kova. Na classificação, é sempre melhor que todos os seus principais adversários da Marussia, HRT e Vitaly Petrov. Na corrida, sofreu para segurar outros pilotos e levou uma ultrapassagem fácil de Daniel Ricciardo na curva 1. Que tipo de cara escolhe ficar por fora numa curva como aquela. Teve problemas em um dos seus pit-stops e acabou por levar uma volta das duas HRT comandadas por De La Rosa e Karthikeyan. Só soma mais pontos para Petrov na disputa interna na Caterham.

Veja o resultado final da corrida logo abaixo:

Posição Piloto Pais Equipe Pontos
Nico Rosberg Alemanha Mercedes 25
Jenson Button Inglaterra McLaren 18
Lewis Hamilton Inglaterra McLaren 15
Mark Webber Austrália Red Bull Racing 12
Sebastian Vettel Alemanha Red Bull Racing 10
Romain Grosjean França Lotus 8
Bruno Senna Brasil Williams 6
Pastor Maldonado Venezuela Williams 4
Fernando Alonso Espanha Ferrari 2
10º Kamui Kobayashi Japão Sauber 1
11º Sergio Pérez México Sauber 0
12º Paul di Resta Escócia Force India 0
13º Felipe Massa Brasil Ferrari 0
14º Kimi Raikkonen Finlândia Lotus 0
15º Nico Hulkenberg Alemanha Force India 0
16º Jean-Éric Vergne França Toro Rosso 0
17º Daniel Ricciardo Austrália Toro Rosso 0
18º Vitaly Petrov Rússia Caterham 0
19º Timo Glock Alemanha Marussia 0
20º Charles Pic França Marussia 0
21º Pedro de la Rosa Espanha HRT 0
22º Narain Karthikeyan Índia HRT 0
23º Heikki Kovalainen Finlândia Caterham 0
RET Michael Schumacher Alemanha Mercedes 0

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

PILOTOS:

Fórmula 1 Temporada 2012
Pos Piloto Equipe Pts
1 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren 45
2 Reino Unido Jenson Button McLaren 43
3 Espanha Fernando Alonso Ferrari 37
4 Austrália Mark Webber Red Bull 36
5 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull 28
6 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 25
7 México Sergio Pérez Sauber 22
8 Finlândia Kimi Raikkonen Lotus 16
9 Brasil Bruno Senna Williams 14
10 Japão Kamui Kobayashi Sauber 9
11 França Romain Grosjean Lotus 8
12 Reino Unido Paul di Resta Force India 7
13 França Jean–Eric Vergne Toro Rosso 4
14 Venezuela Pastor Maldonado Williams 4
15 Austrália Daniel Ricciardo Toro Rosso 2
16 Alemanha Nico Hülkenberg Force India 2
17 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 1
18 Brasil Felipe Massa Ferrari 0
19 Alemanha Timo Glock Marussia 0
20 França Charles Pic Marussia 0
21 Rússia Vitaly Petrov Caterham 0
22 Finlândia Heikki Kovalainen Caterham 0
23 Espanha Pedro de la Rosa HRT 0
24 Índia Narain Karthikeyan HRT 0

EQUIPES:

Fórmula 1 Temporada 2012
Pos Equipe Motor Pts
1 Reino Unido McLaren Mercedes 88
2 Áustria Red Bull Renault 64
3 Itália Ferrari Ferrari 37
4 Suíça Sauber Ferrari 31
5 Alemanha Mercedes Mercedes 26
6 Reino Unido Lotus Renault 24
7 Reino Unido Williams Renault 18
8 Índia Force India Mercedes 9
9 Itália Toro Rosso Ferrari 6
10 Rússia Marussia Cosworth 0
11 Malásia Caterham Renault 0
12 Espanha HRT Cosworth 0

 FOTOS DA CORRIDA:

Na largada, Rosberg e Massa largam bem, ao contrário de Koba San e Seb Vettel
 
A desastrosa parada nos boxes de Michael Schumacher
Mark Webber voando. Red Bull te dá asas mesmo!
 
Lewis Hamilton e Mark Webber fazem a ultrapassagem sobre Kimi Raikkonen
O pelotão começa a ser formado
Nico Rosberg cruza a bandeirada em primeiro pela primeira vez na F1
 
Altos e Baixos volta semana que vem no Bahrein, se tiver corrida lá…
Anúncios