Onze dias depois de Pau, a segunda rodada do campeonato teve lugar perto de Nice, era o GP de La Turbie. Esta corrida também foi uma etapa do rali Paris-Nice, que estava prestes a ser vencido por Eugène Chaboud à frente de Joseph Paul, ambos ao volante de seus 135S Delahaye. Na prática, a etapa de La Turbie não era uma corrida. E sim um treino onde quem fizesse a melhor volta vencia a etapa. Entre os participantes franceses apenas quatro pilotos tinham estado em Pau: Sommer, Paul , Chaboud e Contet. Uma boa oportunidade para eles melhorarem sua posição no campeonato e, por que não, se tornar o novo líder.

No treino, Sommer definiu um tempo de 3’41 “, com seu Alfa Romeo 308. Le Begue, que começou logo após ele, definiu um tempo idêntico. Dois co-líderes de La Turbie! Mas agora era hora de ir Wimille. Superar o piloto da Bugatti era difícil. Talvez tenha sido neste momento que ele perdeu o evento. Ele era apenas 4 segundos mais lento do que Stuck. Mais uma vez o piloto alemão, o rei da montanha, foi o vencedor do GP de La Turbie. Além disso, ele havia batido o recorde do circuito de La Turbie. E o nosso héroi se contentou com apenas um quarto lugar a distantes 13 segundos de Stuck.

Três outros registros La Turbie foram batidos: o registro de senhoras estava agora nas mãos de Germaine Rouault, ao passo que Gordini e Plantivaux foram os novos recordistas em suas respectivas categorias.

Resultados:

  1. Stuck/ Auto Union, 3.28.2
  2. Wimille/ Bugatti, 3.32.2
  3. Le Bégue/ Talbot, 3.41.0
  4. Sommer/ Alfa Romeo, 3.41.0
  5. Cristea/ BMW, 3.54.6
  6. De Graffenried/ Maserati, 3.57.8
  7. Werneck/ BMW, 4.09.0
  8. Sra. Rouault/ Delahaye, 4.12.0
  9. Paul/ Delahaye, 4.13.2
  10. Chaboud/ Delahaye, 4.25.4
  11. Silcock/ Allard, 4.27.6
  12. Von Falkenhausen/ BMW, 4.27.6
    13° Dary/ Bugatti, 4.31.6
    14° Gordini/ Simca, 4.34.2
    15° Pycroft/ SS Jaguar, 4.36.2
    16° Vernon/ SS Jaguar, 4.37.2
    17° Wisdom/ Railton, 4.37.6
    18° Contet/ Delahaye, 4.38.2
    19° Sra. Simon/ Hotchkiss, 4.39.6
    20° Melly/ Riley, 4.46.6
    21° Larrue/ Delahaye, 4.47.0
    22° Sra Higgins/ Aston Martin, 5.01.6
    23° Savoye/ Singer, 5.02.2
    24° De Tscharner/ MG, 5.13.8
    25° Sra. Hague/ Riley, 5.15.0
    26° Cuthbert Riley, 5.36.4
    27° Plantivaux/ Simca, 5.43.2
    28° Bainville/ Simca, 6.02.4

CAMPEONATO FRANCÊS DE PILOTOS: CLASSIFICAÇÃO

                                                                                                     

Sommer Alfa Romeo 9  

 

Wimille Bugatti 6  

 

Etancelin Talbot 5  

 

4°  Le Bègue Talbot  

 

Paul Delahaye 4  

 

Chaboud Delahaye 2  

 

Contet Delahaye 2  

 

 

Linas-Montléry, palco da terceira etapa do Francês de Pilotos de 1939

 O GP de Montléry foi uma corrida peculiar. As regras eram simples: uma corrida de 24 horas, que era diferente de Le Mans porque havia apenas um motorista por carro. Sozinho, durante toda a corrida! Não é fácil… Infelizmente, em 1939, esta corrida – fundada por Mauve Eugène – não foi tão prestigiado como costumava ser. Havia apenas começar treze dos vinte e cinco nomes na lista de primeira entrada, enquanto em 1938 havia trinta e três entradas. Pode-se notar que Joseph Paul, Marcel Contet e Raymond Sommer foram os únicos que tinham participado nas duas primeiras corridas do campeonato. Pelo menos para o segundo mostrou seu desejo de marcar qualquer ponto para ser campeão. Na verdade, inicialmente ele teve que correr com um MG 750cc, mas este carro não estava pronto. Como ele queria marcar pontos, ele decidiu começar com a seu próprio carro privado, o 6CV Simca, pelo menos para correr algumas voltas para uma participação de 1 ponto.

A largada foi dada no sábado às 4:30 pm. Paul assumiu a liderança sobre Horvilleur, Molinari e Camerano. Na volta 6, Sommer decidiu parar porque o seu próprio carro particular não foi feito para uma corrida ou qualquer outra coisa. Onze carros foram agora na pista. Paul foi o mais rápido e ninguém podia seguir o seu caminho. Horvilleur teve alguns problemas logo depois da segunda hora e abandonou três horas depois, enquanto ele estava longe demais para esperar qualquer bom resultado. Bonnet, Camerano e Contet continuaram a estar entre os primeiros quatro ou cinco pilotos. Assim, depois de 6 horas a classificação era:

1° Paul, Riley, 123 voltas
2° Bonnet, DB, 120 voltas
3° Camerano, Simca, 118 voltas
4° De Burnay, MG, 116 voltas
5° Contet, Aston Martin, 115 voltas
6° Molinari, Simca, 114 laps (570km / avg. 95.0 kph)
7° Breillet, Simca, 110 laps (550km / avg. 91.7 kph)
8° Guérin, Bugatti, 105 laps (525km / avg. 87.5 kph)
9° Debille, Simca, 93 laps (465km / avg. 77.5 kph)
10° Tronquet, Salmson, 72 laps (360km / avg. 60.0 kph)
11° Corouge, Corouge, 12 laps (60km /avg. 10.0 kph)

Durante a nona hora, Paul teve que parar e ir para a enfermaria tratar de uma lesão antiga no braço. Bonnet colidiu com outro piloto, mas conseguiu continuar enquanto Camerano teve alguns problemas técnicos. Consequentemente, Contet e De Burnay aproveitaram a oportunidade para reduzirem a diferença para o líder. Assim, às 2:00 am, Contet assumiu a liderança de Paul. Este último estava muito cansado e decidiu abandonar. Havia duas outros abandonos: Breillet e Coroug. Na metade corrida, a classificação era:

1° Contet, Aston Martin, 235 voltas
2° De Burnay, MG, 235 voltas
3° Camerano, Simca, 224 voltas
4° Bonnet, DB, 222 laps voltas
5° Molinari, Simca, 210 voltas
6° Debille, Simca, 209 voltas
7° Guérin, Bugatti, 198 voltas
8° Tronquet, Salmson, 94 voltas

Contet, De Burnay e Debille foram os únicos a aumentar a sua velocidade média durante a segunda metade da corrida. Apesar da noite e cansaço na segunda metade da corrida, foram mais rápidos do que o primeiro líder (Paul) completou 112 voltas durante os primeiros seis horas, enquanto o segundo líder (Contet) completou 123 voltas. Já eram 22:30. Contet continuou a ser mais rápido na pista. Ele completou 82 voltas das 4:30 am às 8:30 am enquanto Debille levou 76 voltas e De Burnay 47 voltas. Foi nesse momento que De Burnay perdeu a corrida. Ele estava na mesma volta do líder no meio da corrida e perdeu 35 voltas nas próximas quatro horas. Claro, quando digo que Contet foi o mais rápido também significava que ele fez menos paradas e não perdeu muito tempo na pista.

Consequentemente Contet aumentou a diferença e Bonnet era agora segundo, à frente de De Burnay e Debille. Assim, depois de 18 horas, a classificação era:

1° Contet, Aston Martin, 353 voltas
2° Bonnet, DB, 327 voltas
3° Debille, Simca, 323 voltas
4° Guérin, Bugatti, 305 voltas
5° Molinari, Simca, 291 voltas

Contet abria diferança facilmente. Bonnet começou a ter alguns problemas entre a vigésima e a vigésima segunda hora, e ele perdeu uma posição para Debille. Molinari também teve algumas dificuldades: ele sofria de insolação! Ele teve de parar, mas finalmente decidiu seguir em frente e terminar a corrida. Ele perdeu cerca de vinte voltas e, talvez, perdeu uma oportunidade para tomar o quarto lugar de Guérin.

No final da corrida, Bonnet teve alguns problemas e perdeu qualquer esperança de pódio. Por fim, Contet venceu a corrida depois de uma luta de 24 horas. As 24 horas de Linas-Montlhéry de 1939 não tiveram a vitória mais emocionante, mas essa corrida é impressionante pelo grau de dificuldade e cada vencedor pode se orgulhar por tê-la vencido. No entanto, há algumas dúvidas sobre a classificação final. De fato, no jornal L’Auto datado de 5 de junho de 1939 estava escrito que Bonnet completou 977 quilometros. Isto significa que Bonnet foi apenas sétimo na classificação final e que ele só poderia ter marcado um ponto no campeonato. Isto foi confirmado pela classificação do campeonato, que foi publicado no mesmo jornal. Mas há um problema: Bonnet havia completado 1.635 km após 18 horas. Assim, ele não poderia ter levado apenas 977,75 km depois de 24 horas. Além disso, é dito que ele foi terceiro em sua categoria (tinha cinco categorias: 1,5-litro, 1,1-litro, 0,75 litro e três carros de 3 rodas) , em que era necessário para fazer 1320 km para serem classificados. Este não era o caso se ele havia feito apenas cerca de 1000 km. Então?

Assim, é possível que houve um erro de impressão no jornal ou na publicação dos resultados. É provável que Bonnet tenha completado 1977,75 km após 24 horas. Isso significa que ele terminou em 4 º geral, mas ainda em 3 º na categoria 1,5-litro. Isso parece ser confirmado por alguns dados que encontrei sobre o campeonato de 39, mesmo que estes dados são, por vezes, um diferente do outro … No entanto, René Bonnet, co-fundador dos carros DB, apesar de uma bela corrida, não era um pretendente ao título.

Resultados:

 1° M.Contet (F), Aston Martin, 2307,823kms
2° A.Debille (F), Simca, 2167,775kms
3° F.Guérin (F), Bugatti, 2032.697kms
4° R.Bonnet (F), DB, 1977,750kms
5° A.Molinari (F), Simca, 1737,583kms

6° A.De Burnay (F), MG, 1446,526kms
7° V.Camerano (F), Simca, 1196,529kms
8° J.Breillet (F), Simca, 961,525kms
Abandonaram:

V.Camerano, Simca, na hora 18
De Burnay, MG, na hora 18
Tronquet, Salmson, na hora 18
Corouge, Corouge, na hora 12
J.Breillet, Simca, na hora 12
J.Paul, Riley, na hora 10
M.Horvilleur, Riley, na hora 5
R.Sommer, Simca, na hora 1
CAMPEONATO FRANCÊS DE PILOTOS 1939: CLASSIFICAÇÃO:

      Pau La T L-Mont

TOTAL

Contet Delahaye, Aston Martin 1 1 10

12

Sommer Alfa Romeo, Simca 4 5 1

10

Wimille Bugatti 0 6

6

4°  Debille Simca 6

6

Etancelin Talbot 5

5

6°  Le Bègue Talbot 5

5

7°  Guérin Bugatti 5

5

8°  Paul Delahaye, Riley 3 1 1

5

E o nosso herói, Raymond Sommer abandonou a etapa de Montlhéry pois o carro que estava utilizando não aconselhável ser usado nem para passeio. Mas ele ainda está em segundo, a apenas 2 pontos de Contet no campeonato. Na parte 3 dessa saga, o GP de Pèronne e as 24 Horas de Le Mans. Desejem boa sorte a Sommer.

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